sexta-feira, 31 de julho de 2009

EXPRESSÕES POPULARES PORTUGUESAS


Algumas expressões populares portuguesas sofreram ao longo do tempo naturais alterações, generalizando o uso da expressão original provavelmente porque nunca os vimos escritos, mas que vamos repetindo o som.
Vem isto a propósito da oportunidade que tive em sessões presenciais de “Linguagem e Comunicação”, esclarecer junto dos formadores a forma como se diz e como se devem dizer algumas das mais vulgarizadas expressões.
Não dar a bota com a perdigota” é o provérbio mais usado, no entanto o original refere-se a “Não dá a cota com a perdigota” que significa que a cota “ponto de mira da arma” não dá certo com a perdigota”o alvo a atingir”
Ovelha ranhosa” é frequentemente utilizada esta expressão quando queremos dizer que num grupo de humanos, existe um elemento que destoa dos demais.
No entanto a expressão correcta e original é “ Ovelha ronhosa” que significa que num rebanho uma ovelha tem ronha, doença de pele com sintomas semelhantes aos da sarna e que ataca os animais.
Por último ouve-se igualmente bastantes vezes a expressão” Piar de fininho”, quando o que parece ser correcto é “Fiar de fininho” referindo-se esta expressão á forma de fiação com origens no Mesolítico.
Com a descoberta do fuso, instrumento para fiar á roca, foi melhorando a técnica, aumentando o rendimento do trabalho obtendo fios mais finos e regulares.
Haverá naturalmente outros provérbios que ao longo dos tempos sofreram o mesmo tipo de alterações por força da forma como os povos os adaptam.

4 comentários:

  1. eu queria era expressoes pa escolA PA UM TRABALHO BDE A.P.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da sua explicação. Parece-me bem e a explicação da respectiva evolução também aqui está.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. A propósito de "Não dar a bota..."
    Nunca tinha visto, nem ouvido, a outra expressão. Que, quase por acaso, acabo de descobrir no Diário Ilustrado n.º 873, de 23.03.1875, p. 2, 2.ª coluna - linhas 7-8 (acessível online): "não diz a cota com a perdigota."
    Cumprimentos.
    FP

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de agradecer a explicação que dá sobre a origem desta expressão. Reconhecido, faço-o agora.
    Cpts.
    FP

    ResponderEliminar