quinta-feira, 23 de julho de 2009

ABRI A JANELA


Após um premeditado interregno, voltei a abrir a janela esta semana em que voltei a sentir necessidade em escrever algo sobre a actualidade do nosso quotidiano.
Uma semana em que se comemorou o quadragésimo aniversário de uma extraordinária conquista do homem como foi a primeira presença em solo lunar, que me recordo ter assistido em directo pelos meios audiovisuais disponíveis na altura.
Decorridos estes anos sobre este espectacular feito, ainda alguns dos habitantes deste planeta estão incrédulos sobre tão nobre conquista.
Por ocasião das comemorações dos 40 anos da ida à Lua, os três astronautas da Apollo 11reuniram-se em Washington onde Neil Armstrong evidenciou o lado positivo da corrida ao espaço protagonizada pelos Estados Unidos e União Soviética.
Esta comemoração servirá de inspiração para continuar a prosseguir a grande meta da ida a Marte.
Uma semana em que os habitantes da Índia, Nepal, Bangladesh, Vietname, China e outros, observaram com grande entusiasmo o eclipse total do Sol, com a particularidade de este ter sido o mais longo deste século.
Era de dia e ficou escuro, as temperaturas desceram significativamente e o Sol ficou totalmente encoberto pela Lua durante seis minutos e trinta e nove segundos numa zona pouco habitada do Pacífico.
Esta duração recorde, só voltará a ser batida no ano 2132, segundo estudos dos especialistas.
Os eclipses ocorrem cerca de duas vezes por ano e muitos povos atribuem um carácter místico a este fenómeno.
Uma semana em que foi apresentada aos sócios e simpatizantes a equipa de futebol do GLORIOSO S.L.B versão 2009/2010,numa festa grandiosa e onde mais uma vez se renova a esperança de que desta vez é que vai ser.
Uma semana que encerrou os trabalhos da X legislatura, onde o Presidente da Assembleia da República, após uma maratona de votações regimentais, desejou melhores resultados a todos os que se candidatam às eleições legislativas de 27 de Setembro.
Uma semana em que foi anunciado que o desemprego em Portugal aumentou em Junho 28%, comparado com o mesmo período do ano passado, uma situação que deve continuar a exigir uma enorme reflexão do próximo governo seja qual for a cor política vencedora porque neste momento já foi ultrapassado o meio milhão, sob pena de cada vez bater-mos mais no fundo, não se perspectivando uma melhor qualidade de vida aos Portugueses e em particular aos jovens.
Uma semana onde a juntar ao aumento de infectados pela gripe HN1, infelizmente mais alguns portugueses foram vítimas de negligência na área da saúde pública que não comento por falta de conhecimentos, mas que receio que como de costume as habituais investigações e inquéritos não tenham resultados concretos em tempo útil.
Uma semana em que termino mais esta conversa ao acaso com uma reflexão de Eça de Queiroz e que considero estar extremamente actualizada.
"OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO"
Eça de Queroz









Sem comentários:

Enviar um comentário