quarta-feira, 3 de junho de 2009

NOVAS OPORTUNIDADES


Apesar de decorridos já alguns meses, não quero deixar de partilhar com os amigos que visitem este espaço, a extraordinária experiência que resultou a conclusão do "ensino secundário" ao abrigo do programa “Novas Oportunidades” frequentado na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Na sequência dos resultados obtidos no processo anterior “ensino básico” fiquei extremamente motivado, começando a olhar para mim de outra forma, valorizando mais as minhas capacidades.
Reconheço que quando do início destes programas, estava um pouco séptico sobre os verdadeiros objectivos dos mesmos, mas rapidamente mudei de opinião quando iniciei o processo inserido num grupo que incluía diferentes classes etárias, objectivos diversos e percursos de vida extremamente ricos.
Dediquei-me com todo o empenho respondendo afirmativamente á realização das actividades sugeridas pelo grupo de formadores sobre os mais variados temas.
Foram precisamente seis meses de intenso desenvolvimento de um trabalho autobiográfico e de pesquisa que resultaram num portefólio de que muito me orgulho.
Fiquei até um pouco surpreendido com os resultados obtidos e provavelmente terei até surpreendido mais alguém, mas não quero deixar de realçar que muito deste meu “êxito” se deveu ao empenho e motivação permanentemente transmitido por uma extraordinária equipa de formadores e aos meus familiares e amigos.
Aos formadores, faço questão de neste espaço deixar o meu agradecimento público pela forma profissional e humana como desenvolveram o seu trabalho, bem como á disponibilidade permanentemente demonstrada, considerando por isso ser de toda a justiça publicar neste blogue a sua identidade.
Profissional RVCC-------Dr.ª Rita Monteiro
Formadores de CLC--- Dr.ª Lúcia Serralha Carvalho, Dtº Ana Glória e Dr.Domingos Correia
Formadores de STC----- Dr.ª Ana Filipa Carvalho e Drª Cláudia Fonseca
Uma palavra também para a direcção da escola pela organização e para as condições que nos propocionaram.
Agora e no complemento da minha formação, tenho contactado com adultos que estão inseridos em processos similares mas a frequentarem outros estabelecimentos de ensino. Nesse contacto tenho disponibilizado o apoio possível resultante da experiência adquirida porque, constacto algum défice de motivação e eventualmente uma menor proximidade entre formandos e formadores.
Naturalmente, este não é um processo isento de defeitos e será certamente, ao longo do seu percurso, melhorado e ajustado, não invalidando que reconheçamos o mérito de quem teve a coragem de o pôr em prática um projecto com o objectivo de promover a certificação dos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário